O Município de São João do Sóter foi reconhecido pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – FUNDEB como município nota 10. Este reconhecimento pela União se deu através da complementação – VAAR (Valor Aluno/Ano/Resultado) para a educação sotense por esta apresentar avanços e cumprir as condicionalidades apontadas no inciso III do caput do art. 5º da Lei14.113/20, a citar:

I – Provimento do cargo ou função de gestor escolar de acordo com critérios técnicos de mérito e desempenho;

IV – Regime de colaboração entre Estado e Município formalizado na legislação estadual e em execução, nos termos do inciso II do parágrafo único do art. 158 da Constituição Federal e do art. 3º da Emenda Constitucional nº 108, de 26 de agosto de 2020;

V – Referenciais curriculares alinhados à Base Nacional Comum Curricular, aprovados nos termos do respectivo sistema de ensino.

O referido reconhecimento mostra o compromisso da Prefeitura de São João do Sóter que através da Secretaria de Educação esforça-se cotidianamente, para melhor ofertar educação de qualidade.

A prefeita Josa Silva, a vice Lacerda e a secretária Rose Araújo afirmam que este reconhecimento é resultado da parceria existente entre Secretaria de Educação e os profissionais da educação, pois estes se emanam quando a prioridade é ofertar ensino de qualidade e promover um bom atendimento a todos.