A Secretaria Municipal de Educação de São João do Sóter-MA deu início na manhã de hoje, 24/05, à Semana da Busca Ativa Escolar, com uma blitz de conscientização em frente à Secretaria Municipal de Educação. Na ocasião, todos os servidores da SEMED, juntamente com a Secretária de Educação, Profa. Rose Araújo, compartilharam os objetivos do programa com a população, distribuindo panfletos, adesivos e máscaras padronizadas.

Sobre a importância do Programa Busca Ativa Escolar, a Secretária de Educação, Profa. Rose Araújo, ressalta que “É um programa em que a prefeita Josa Silva resolveu aderir em 2018, porque ela entende a importância do aluno não ficar fora da escola. É uma plataforma do Selo UNICEF em parceira com as Secretarias de Saúde, de Assistência Social, Conselho Tutelar e Conselho Municipal de Educação. A gente entende que fora da escola o aluno não pode ficar. Estaremos realizando várias ações para que os alunos e as famílias compreendam a importância de continuar estudando mesmo que a escola esteja funcionando de outras formas, com aulas remotas, mas alunos fora da escola não pode”.

A profa. Tatiana Araújo, coordenadora operacional do Programa Busca Ativa Escolar no município, enfatiza que: “Realizamos a blitz hoje para alertarmos as mães, pais, filhos e toda a sociedade em relação ao direito das crianças e dos adolescentes de estarem em sala de aula. Esta é uma ação da Secretaria de Educação, juntamente com a Secretaria de Saúde e Assistência Social para alcançar essas crianças e adolescentes que por algum motivo estão sem acesso às atividades escolares”.

“Este projeto tem o intuito de resgatar as crianças e os adolescentes de 4 a 17 anos de idade que estão fora da escola. Vem sensibilizar toda a sociedade sotense de que o lugar das crianças e dos adolescentes é na escola, seja em qual formato estiver”, reforçou a profa. Irailde Miranda, supervisora Institucional do Programa Busca Ativa Escolar.

Busca Ativa, Escolar. Fora da escola, não pode!