A Secretaria Municipal de Educação de São João do Sóter, realizou  seleção de algumas plataformas que podem auxiliar os professores a desenvolverem suas aulas de forma remota.

Confira abaixo, algumas ferramentas voltadas para o Ensino Lúdico.

OBS: Alguns sites encontram-se inglês,  mas podem ser facilmente traduzido pelo navegador.

Aula animada

Foi desenvolvida pelo Instituto Paramitas e reúne uma série de jogos online relacionados à alfabetização. Também é possível baixar aplicativo pelo celular, garantindo uma extensão da sala de aula.  A plataforma oferece propostas de plano de aula e propostas pedagógicas para se inspirar.

Ludo primeiros passos

O portal Ludo Educativo é uma parceria entre o CDFM, apoiada pela Fapesp, e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do CNPq, com participação da Unesp, Ufscar, USP e Ipen. A ferramenta é bem colorida e atrai a atenção dos pequenos. Os jogos apresentam recursos interativos que auxiliam e exploram diferentes níveis de alfabetização ao associar sons a imagens, aumentando a complexidade na medida em que as crianças acertam, através de sílabas, palavras e ou frases.

Escola games

Traz uma série de jogos educativos que associam o lúdico. Os que mais se destacam são o Forme Palavras, que simula um cenário de uma fábrica e permite ao usuário acumular pontos e mudar de fase, e Voo Mágico e Alfabeto das Bolhas, que possuem interação de histórias.

Livros Digitais

Desenvolvido pelo Instituto Paramitas, onde os alunos podem avançar na alfabetização criando e compartilhando suas próprias histórias. Este programa permite escolher quatro layouts, adicionando fotos, ilustrações e textos, despertando as crianças para o desenvolvimento da leitura e da escrita ao interagirem com a ferramenta.