Gestores das escolas da rede municipal de São João do Sóter participaram na manhã desta quinta-feira (25/08) de uma reunião realizada pela Secretaria Municipal de Educação com a finalidade de apresentar os resultados da Avaliação de Fluência-2022. O evento ocorreu no auditório da UIM Mariano Campos e contou com a presença da secretária de Educação Profa. Rose Araújo, dos articuladores municipais do PARC Fluência, prof. José Marcos e profa. Antonia Nalda, da articuladora pedagógica regional da URE-Caxias, profa.  Graça Reis e da gestora geral da URE-Caxias, Profa. Lacy Assunção.

A Avaliação de Fluência em Leitura realizada pelo município tem como foco a fluidez em leitura. A reunião abordou temas importantes, orientando os participantes sobre a importância de trabalhar os resultados obtidos na avaliação. Com base nesses resultados, os gestores e professores podem planejar e propor novas estratégias pedagógicas com foco na leitura, com destaque nas áreas com baixo índice de desempenho.

“O Pacto pela Alfabetização está realizando essa agenda em todo Maranhão, que é a socialização dos resultados da Avalição de Fluência, realizada no início do ano como os estudantes do 2º ano, com a perspectiva de compreender e como os nossos alunos estavam em cada nível de leitura”, afirmou a profa. Graça Reis, articuladora pedagógica regional da URE-Caxias.

De acordo com o articulador municipal do PARC Fluência, prof. José Marcos, “a reunião para apresentar os resultados da avaliação de fluência com os gestores e coordenadores tem como intenção propor às escolas um planejamento constante, com base nos dados da avaliação, pois ela permite saber como estão os alunos no ciclo de alfabetização”.

Para a gestora geral da URE-Caxias, profa. Lacy Assunção, a reunião serviu “para sabermos onde estamos acertando e onde estamos errando, para que possamos melhorar. Os resultados vão mostrar para todos, se estamos no caminho certo ou não. E a união entre Estado e município é de grande importância, porque precisamos nos unir, quanto mais unidos estivermos, melhor serão os resultados”.