O Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) de São João do Sóter comemorou nesta terça-feira (11/04) seu primeiro ano de fundação. O projeto tem como objetivo proporcionar aos adolescentes e jovens um espaço onde possam ser ouvidos e tenham direito de participar no desenvolvimento das políticas públicas para o município.

O NUCA de São João do Sóter é composto por 26 adolescentes e jovens com idades entre 12 e 21 anos, e é coordenado pela mobilizadora Vanessa Campos da Silva, que tem como papel central envolver a gestão pública na mobilização, de modo que seja uma responsabilidade assumida pelo município com as políticas públicas que envolvem a juventude. Essa iniciativa visa dar voz aos adolescentes e jovens, para que eles possam contribuir com ideias e propostas visando melhorar a qualidade de vida da população local.

“O NUCA é um grupo de adolescentes e jovens que mobiliza outros a terem seus conhecimentos valorizados. É o lugar onde suas ideias são colocadas em prática”, ressaltou a adolescente Analice Rocha Oliveira (14 anos). Para o adolescente Renato Rocha dos Santos (14 anos), o NUCA é importante porque é um ótimo lugar para dar voz aos adolescentes sobre assuntos necessários.

O Selo UNICEF Edição (2021-2024) estabeleceu alguns temas para serem trabalhados pelos NUCAs: ações de mobilização social para promover a mitigação dos riscos e impactos das mudanças climáticas sobre crianças e adolescentes; ações de sensibilização e educação para a prevenção da gravidez na adolescência e a promoção dos direitos à saúde sexual e saúde reprodutiva; ações de mobilização para o enfrentamento ao racismo, xenofobia e as violências contra crianças, adolescentes e jovens; e ações de empoderamento de meninas e promoção de igualdade de gênero.

Parabenizamos o NUCA de São João do Sóter pelo seu primeiro ano de fundação e desejamos que essa iniciativa continue crescendo e fazendo a diferença na vida dos adolescentes e jovens sotenses.