A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus Caxias, desenvolverá o Projeto: “Os morcegos vão à escola: práticas de educação ambiental no município de São João do Sóter/MA”, sob coordenação da profa. Dra. Maria Claudene Barros (Pró-reitora Adjunta de Graduação da UEMA/Pesquisadora Lab. Genética e Biologia Molecular), com o objetivo de desenvolver ações educacionais a partir do conhecimento sobre os morcegos e da compreensão das funções ecossistêmicas que estes desenvolvem contribuindo para preservação e conservação das espécies e do meio em que vivemos.

Os morcegos são animais extremamente importantes para o equilíbrio dos ecossistemas, pois são responsáveis pela polinização de plantas, pela disseminação de sementes e ainda, pelo controle de insetos.

Com o objetivo de mudar a percepção de que os morcegos são nocivos a SEMED e a UEMA irão promover na UIM Francisca de Abreu um conjunto de ações educativas, que visam levar conhecimento sobre a importância dos morcegos e suas contribuições para a natureza.

Da direita para esquerda: profa. Ma. Sulamita Guimarães (Coordenadora Municipal de Ciências), Profa. Dra. Maria Claudene Barros (Pró-reitora adjunta de graduação da UEMA/pesquisadora Lab. Genética e Biologia Molecular) e Bolsista do 4° período de medicina/UEMA.

As atividades incluem palestras, questionários, exposição de material didático e oficinas. Segundo a coordenadora municipal de Ciências, profa. Ma. Sulamita Guimarães, a iniciativa é importante para que as crianças e jovens tenham uma visão mais ampla sobre a importância dos morcegos e sua relação com a preservação da natureza.