A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenação de Educação Infantil, realiza a Semana Mundial do Brincar 2021, que acontece de 24 a 28 de maio.

É um evento tradicional do calendário letivo sotense, que vem reforçar ainda mais a garantia do direito de brincar das nossas crianças da Educação Infantil. Uma semana inteira dedicada às brincadeiras em suas diversas modalidades.

O tema central da SMB é “Casinhas de Infâncias”, pois neste momento de pandemia que obrigou as crianças a se distanciarem das professoras, dos colaboradores e dos seus amiguinhos, é essencial fortalecermos o brincar infantil, que tem que acontecer prioritariamente em casa.

Em termos simbólicos, a casa é a fortaleza do ser humano, todos nós precisamos de um teto para nos proteger, nos refazer e nos fortalecer. Além de ser um ambiente de proteção, a casa deve ser também um ambiente prazeroso, alegre, divertido, com brincadeiras, cantigas, jogos tradicionais e contemporâneos, passados de geração para geração, que explorem as diversas possibilidades lúdicas no ambiente familiar das crianças.

Assim, esperamos com a realização da SMB ampliar ainda mais o olhar amoroso dos familiares para o brincar das crianças e envolvê-los nas “casinhas de infâncias”, promovendo um brincar que produz nos corações infantis o sentido de acolhimento e proteção, que é familiar, comunitário, intergeracional, popular e tradicional!