A Secretaria Municipal de Educação de São João do Sóter (SEMED) dará início a II Semana Sotense de Educação Inclusiva Escolar, com a realização de uma palestra no dia 3 de abril, às 8h, no auditório da UIM Mariano Campos, com o tema “TEA – o que eu tenho a ver com isso?”. O objetivo do evento é conscientizar os profissionais da educação e a comunidade em geral sobre a importância da inclusão escolar de crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O evento contará com a participação do Psicanalista clínico, especialista em Psicologia humanista, existencialista e fenomenológica, Neudson Castelo Branco, da Terapeuta Ocupacional, Camilla Braúna e da Mãe atípica,  Simone Maria Costa Andrade, que farão a explanação da temática do evento.

Para abrilhantar a palestra a SEMED convidou crianças e jovens autistas para comporem a mesa de honra: Marcus Luan (14 anos, aluno da UIM Mariano Campos), João Davi (12 anos, aluno do Colégio Militar Tiradentes IV e APAE/Caxias), Calebe Eliabe (12 anos, cantor e aluno do Colégio Militar Tiradentes IV e APAE/Caxias) e Neudson Gabriel (19 anos, acadêmico do Curso de Ciência da Computação – IFMA e do curso de Farmácia da UNIASSELVI).

Durante a semana, serão realizadas palestras, mesas-redondas e oficinas, ministradas por especialistas da área, com o intuito de promover o debate sobre o assunto, proporcionar formação continuada aos profissionais da educação, informar melhor a sociedade em geral e além disso, promover um momento de troca de experiências entre os participantes, palestrantes e convidados portadores de TEA.

A II Semana Sotense de Educação Inclusiva Escolar é uma oportunidade para que os profissionais da educação e a comunidade em geral possam conhecer mais sobre o TEA e aprender sobre a melhor forma de incluir e respeitar essas crianças e jovens no espaço escolar e nos diversos ambientes.