O Maranhão está entre os estados brasileiros que possuem sistema próprio de avaliação educacional. Trata-se do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (SEAMA), criado pelo Governo do Estado no âmbito da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), como política de acompanhamento das escolas, seus indicadores educacionais e melhoria da aprendizagem dos estudantes maranhenses.


Além do SEAMA, será realizada no município a Avaliação de Fluência em Leitura do Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), com o objetivo de aferir o desempenho dos estudantes em leitura de palavras e textos em Língua Portuguesa, em sua variante brasileira, no início do Ensino Fundamental.

Tendo em vista a realização das avaliações externas do SEAMA e de Fluência, a Secretaria Municipal de Educação de São João do Sóter deu início no dia 19/08 ao ciclo de treinamento com gestores, coordenadores e professores que irão participar. Na ocasião, a Secretária de Educação, Profa. Rose Araújo, e os Articuladores Municipais do SEAMA e do PARC Fluência, Profs. José Marcos e Antonia Nalda, conduziram o treinamento, repassando as informações sobre as avaliações e procedimentos necessários para realização das mesmas.

O ciclo de treinamento continuará na próxima semana, em virtude da necessidade de alcançar todos os colaboradores envolvidos nessas avaliações.

Assista ao Vídeo: