A Secretaria Municipal de Educação de São João do Sóter, com o apoio da Prefeitura Municipal, secretarias e demais órgãos do município, realizou na tarde da última quarta-feira, 06/10, a Caminhada de Mobilização do Programa Busca Ativa Escolar. A caminhada marca o fim de uma etapa do programa, a Busca Ativa Itinerante, que promoveu ações em várias comunidades da zona rural e na sede do município com o objetivo de conscientizar a sociedade da necessidade do enfretamento da evasão escolar.

O Programa Busca Ativa Escolar – “Fora da escola, não pode”, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS), tem como missão buscar crianças e adolescentes entre 04 e 17 anos que estão fora da escola. O programa existe no município desde 2018, quando foi aderido pela prefeita Josa Silva.

Participaram da caminhada todos os servidores da SEMED, professores, gestores, coordenadores, vereadores, a Secretária de Educação, Profa. Rose Araújo e a Vice-Prefeita Lacerda, manifestando seu apoio ao Programa Busca Ativa Escolar. Houve também a distribuição simbólica de bolas personalizadas do programa.

Sobre a importância da Caminhada de Mobilização, a Supervisora Institucional do Programa Busca Ativa Escolar, Profa. Irailde Miranda, ressaltou: “o evento de hoje é uma caminhada de mobilização contra a evasão escolar, onde desde maio estamos com a Busca Ativa Itinerante, percorrendo todo o município e, com esse evento, estamos encerrando a fase itinerante, partindo para a nova fase do programa, que é o acompanhamento individual em cada escola.”

A Profa. Tatiana Araújo, Coordenadora Operacional do Programa Busca Ativa Escolar no município, enfatizou que: “a nossa função é receber os alertas e fazer com que a equipe da Busca Ativa realize o acompanhamento da criança, para garantir o direito efetivo à matrícula na rede de ensino.”

A Secretária de Educação, Profa. Rose Araújo, afirmou que: “hoje chegamos emocionados, não é um encerramento da Busca Ativa Escolar, mas é um evento de mobilização. O evento de hoje é a junção de todas as forças: professores, gestores, colaboradores e comunidade em prol da não evasão escolar.”

“No momento em que vivemos uma pandemia, é de vital importância essa Busca Ativa, porque os alunos precisam realizar suas atividades. Quando não estão acompanhados, esse ensino tende a cair”, reforçou a Vice-Prefeita Lacerda.

Busca Ativa Escolar. Fora da escola, não pode!

Confira as fotos:

Assista ao vídeo: