A Secretaria Municipal de Educação de São João do Sóter, realizou  seleção de algumas plataformas que podem auxiliar os professores a desenvolverem suas aulas de forma remota.

Confira abaixo, algumas ferramentas voltadas para Vídeo Aulas e Material

OBS: Alguns sites encontram-se inglês,  mas podem ser facilmente traduzido pelo navegador.

GoConqr

O GoConqr ajuda professores a montar aulas diferentes, repletas de tecnologia e interatividade.

A ferramenta oferece diversos recursos para criação de conteúdos atrativos para os alunos, como mapas mentais, quizzes, flashcards e slides. O GoConqr também possui uma biblioteca com mais de 3 milhões de recursos de aprendizagem disponíveis para quem é cadastrado.

Depois de preparar sua aula, o professor poderá convidar seus colegas e compartilhar o conteúdo criado, com a possibilidade de envio de mensagens privadas. Além de tudo, ele poderá acompanhar o progresso da aprendizagem dos alunos, fazendo uma análise de resultados de cada ferramenta.

Planboard

O Planboard é uma ferramenta online para facilitar o planejamento de aulas e organizar melhor suas ideias.

Ao fornecer uma espécie de calendário interativo, voltado especialmente para professores, ele permite estabelecer quais tópicos serão abordados em quais momentos do curso, administrar visualmente os projetos que cada turma está realizando e compartilhar estas informações com seus colegas. Apesar da interface estar em inglês, é simples pegar o jeito do programa e testar suas funcionalidades.

Outra função interessantes é que, caso os alunos tenham gostado do seu curso, você poderá facilmente importar o calendário e suas aulas para o ano seguinte, economizando tempo no planejamento para o futuro.

Canva

O Canva é uma plataforma de design que permite criar diversos elementos visuais, incluindo apresentações.

Com funcionalidade prática e intuitiva, a plataforma contém um modelo para quase tudo. Assim, não importa se você é um iniciante ou um profissional, criar apresentações, infográficos, atividades e muito mais se torna uma atividade bem fácil.

Google Slides

Se você está mais acostumado com a ideia de slides, o Google Slides é a ferramenta ideal para você. Ele funciona de maneira muito semelhante ao Powerpoint, mas com os benefícios de compartilhamento e colaboração online.

Easel.ly

O Easel.ly é um site cuja missão é “inspirar e capacitar qualquer um a representar uma ideia de maneira visual”. A plataforma permite que você crie infográficos inovadores para ilustrar e explicar determinado tema. Para tanto, ela disponibiliza uma série de modelos para seguir, além de dicas e ferramentas para auxiliar o seu projeto.

É importante lembrar que, para muitos estudantes, pode ser mais fácil compreender um determinado conteúdo quando há algum apoio visual. Sendo assim, a arte da infografia surge como uma alternativa que permite descomplicar um assunto, tornando a leitura mais rápida e eficaz.