Volta  ao Novo

Articulador Municipal: Prof. Acylino Sousa Oliveira Júnior

 

O Volta ao Novo foi criado pelo Instituto Ayrton Senna, durante a pandemia da Covid-19, para apoiar o desenvolvimento de competências socioemocionais de educadores e estudantes de escolas públicas.

Esse programa propicia apoio e acolhimento aos professores e estudantes do Brasil, no planejamento para a retomada das aulas presenciais, por meio de diálogos formativos e conteúdos, vinculados ao desenvolvimento das competências socioemocionais. São oferecidas webconferências para os profissionais das secretarias de educação que aderiram a proposta, como, também, lives destinadas à sociedade em geral, de modo que ocorra o envolvimento de professores e famílias no debate do desenvolvimento de competências.

Esta iniciativa faz uma discussão sobre as cinco macrocompetências que já são trabalhadas em outras propostas oferecidas pelo Instituto Ayrton Senna, e que são consideradas fundamentais para o desenvolvimento pleno de todos. São elas: resiliência emocionalamabilidadeabertura ao novoengajamento com os outros e autogestão. Em cada um dos encontros on-line, uma dessas macrocompetências foi priorizada para motivar o diálogo entre especialistas do Instituto, professores de redes públicas convidadas e participações especiais de estudantes.