A primeira etapa das provas do Projeto Avalia São João do Sóter: Língua Portuguesa e Matemática em foco aconteceu na ultima quarta-feira dia 07.06 para o público do Ensino Regular do Fundamental I e II. Essa primeira etapa se propõe a conhecer as competências e habilidades dos estudantes nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática nas salas de aula do Ensino Fundamental I e II com vistas a uma melhor organização das formações ofertadas aos professores das respectivas disciplinas e as etapas subsequentes visam a conhecer as competências e habilidades dos estudantes nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática por escola de maneira a ter o índice de aproveitamento e aprendizagens para futuramente a Prefeitura Municipal de São João do Sóter premiar as escolas que alcançarem percentuais desejáveis no aprimoramento do processo ensino-aprendizagem que inevitavelmente eleva o desenvolvimento acadêmico dos alunos.

Segundo a coordenadora do Projeto Professora Me. Meridalva Gonçalves: “a avaliação é um poderoso instrumento pedagógico que deve estar a serviço das aprendizagens”. Neste sentido, para a coordenadora “é preciso mais uma vez reafirmar que o processo avaliativo envolve docente e discente em seus saberes e nesse projeto em especifico, os olhares estão voltados para os descritores apontados pela BNCC que mudam substancialmente a forma de elaborar avaliações”.

A Secretaria Municipal de Educação estará nos próximos meses aplicando provas para os estudantes do Ensino Infantil e ainda nas salas multisseriadas de maneira a atingir, além do Ensino Fundamental, 100% do público matriculado nesses níveis de ensino uma vez que interessa a SEMED melhorar o repertório de instrumentação do corpo docente no que se refere ao objeto de conhecimento, a metodologia e as estratégias de ensino para que cada professor da rede possa sentir-se seguro em relação ao serviço prestado e aos resultados esperados para com os alunos.